quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A vida é uma coisa maravilhosa! Os "Skorpions": "Still Loving You"



Tenho uma coisa bela para vos contar: ontem tive uma surpresa muito boa. Falei aqui em tempos (neste Verão, talvez) de um livro que me apaixonara na juventude e que, por razões várias, perdera de vista e tentara substituir encontrando então uma edição francesa.
Trata-se da Trilogia de Sigrid Undset, a saga de "Cristina Lavransdatter" (A Coroa, A Mulher, A Cruz) .
Li-a na "Colecção Os Romances Universais", da velha Potugália
Manifestara o desgosto dessa perda aqui no blog...
Dizia eu ( 28/07/09):

"Recordei hoje os livros da Sigrid Undset que, na minha juventude, adorei. Inesquecível a saga de “Cristina Lavransdatter”! Tinha os três volumes, enormes, (A Coroa, A Mulher e A Cruz), com capas lindas, publicado na colecção “Os Romances Universais”, da Portugália, - traduzido por Maria Franco, e prefaciado na 2ª edição, a que eu li, de 1958, por João Gaspar Simões. Ao longo da vida e das muitas viagens, foram-se perdendo.
Houve outro livro, que li dela há muitos anos, “Vigdis, a Indomável”, título em português, (A Filha de Gunnar), publicado pelas "Edições Cor", em 1957, que me impressionou, pela força e violência e grande crueldade."


e em 03/08/09:

"Esta trilogia de Sigrid Undset retrata a vida de uma mulher, desde que nasce, até à morte, na Escandinávia medieval (século XIV), onde os invasores Vikings tinham chegado desde o século VIII, Cristina Lavransdatter".

Pois qual não é a minha surpresa quando o correio ontem bate à porta para entregar uma encomenda volumosa!
Era, como já adivinharam se calhar, a tal obra amada da Sigrid Undset.
Surpresa de duas amigas maravilhosas, as irmãs Ribeiro, jovens livreiras no Porto ("Livraria Lumière", Travessa da Cedofeita).
Ainda por cima, oferecida! Fiquei emocionada, confesso.
De facto, a vida é uma coisa maravilhosa, não é?
O amor, a amizade são coisas boas, possíveis!
Obrigada do coração, Cláudia e Alexandra!


Para não voltar a pôr o Louis Amstrong, mais o seu "It's a wonderful world" (que vinha a propósito), fui escolher um grupo de que gosto há muitos anos : desta vez aconselhada pelo meu filho, que, numa viagem a Portalegre, me ofereceu um CD deles.
Os "Skorpions" e a canção "Still Loving You"...
E, já agora, lá em cima, deixo uma pintura: um quadro lindo de Fujishira Kenji.



2 comentários:

  1. Maria João,
    Hoje tirei a tarde para estar no teu Blog, e valeu muito a pena!
    Estiveram muito bem as Senhoras livreiras, foi uma fantástica ideia a provar que tudo ainda vale a pena ... apesar de tudo.
    Joao Manuel

    ResponderEliminar
  2. É bom poder pensar assim, eu não posso -nem quero!- deixar de acreditar que o mundo é maravilhoso!

    ResponderEliminar