terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Leonor Silveira, a actriz preferida de Manoel de Oliveira vai receber "Ordem das Artes e Letras" de França

Conhecida pela participação em vários filmes de Manoel de Oliveira, Leonor Silveira vai ser distinguida com a Ordem das Artes e Letras do governo francês.

Leonor Silveira receberá nesse dia o Grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras de França no dia 25 na embaixada de França em Lisboa.
A condecoração corresponde a uma das mais altas distinções honoríficas da República Francesa e homenageia personalidades que se destacaram pela sua contribuição na difusão da cultura em França.


"Leonor Silveira nasceu em Lisboa a 28 de Outubro de 1970 e inicia-se no cinema em 1988 em Os Canibais, de Manoel de Oliveira, realizador com quem mais trabalhou ao longo das décadas seguintes.
Em 1997, foi condecorada pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendadora da Ordem de Mérito.

Em 1993, foi protagonista no filme Vale Abraão, de Manoel de Oliveira. Um ano antes, participara em Das tripas coração, de Joaquim Pinto, e Retrato de Família, de Luís Galvão Teles.

Foi dirigida por Manoel de Oliveira, também noutros filmes: O Convento (1995), O princípio da incerteza (2002) e Cristóvão Colombo - O Enigma (2007).
Em Cannes, 2009, com Mestre Manoel de Oliveira

Leonor Silveira é, desde 2007, subdirectora do Instituto do Cinema e Audiovsual (ICA) e tem participado em júris de festivais internacionais de cinema, entre os quaiis: Festival Internacional de São Paulo (2000, Festival Internacional de Cine de Marrakech (2005), Deauville (2008), Luanda (2008) e Cannes (2009).
Recentemente (Setembro do passado ano) foi jurado no Festival Internacional de San Sebastián."
(dos jornais)
É uma distinção merecida. Parabéns ao Mestre e à sua Musa!

1 comentário:

  1. Vi "Espelho Mágico", é uma mulher interessante e muito fotogénica. Vai dar muito que falar ainda. A biografia de Manoel de Oliveira também é invejável, que longevidade tão lúcida e criativa! Beijinhos

    ResponderEliminar