domingo, 16 de janeiro de 2011

O Brasil vai renascer das águas!


Adriana Calcanhotto
imagem da tragédia

Monica Salmaso e a sua voz melodiosa
o grande Vinícius de Moraes

Jobim, o imparável e incomparável Jobim!

Chico Buarque e a sua classe...

a força de Maria Bethânia

o magnetismo da voz de Caetano Veloso, o índio


Havia um filme dramático, quando eu era pequenina que se chamava: “Quando o mar galgou a terra”.

imagem do tsunami na Indonésia
Lembro o terror que causavam, aos habitantes de uma terra qualquer no mundo, aquelas catadupas de água, o mar revoltado, as ondas altas de metros!

Sei que me meteu medo também pensar na força incontrolável da natureza.. Hoje esse aspecto parece ser uma coisa comum: tsunamis que tudo devastam, a maravilhosa New Orleans dos blues e do jazz destruída, a Austrália debaixo das águas, os vários tufões com nomes humanos como se de “divindades”demasiado humanas no instinto de vingança se tratasse…

Depois os desabamentos de terrenos sob as casas, as derrocadas, a lama que tudo cobre. As tentativas de previsão que nada prevêem...

Há poucos dias, o Brasil sofreu destruições, gente que morre, gente que desaparece, na zona de Teresópolis, perto do Dedo de Deus...

Leio:

"Os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, os mais afetados pelas chuvas dos últimos dias na região serrana do Rio, estão ganhando neste domingo (16) gabinetes de controle operacional para coordenar os esforços de resgate e recuperação das áreas destruídas."
Sucedem-se as catástrofes sem nome nem número…
Será que os deuses estão loucos?

Ou será que a culpa foi dos homens que não respeitaram a realidade que era a Terra-mãe, a tal Natureza -com N grande- o planeta de que hoje todos falamos?
Tarde de mais?

Nunca é tarde...
Não serve de nada lamentar. Resta-nos acompanhar as gentes no seu desgosto, nas sua impotência - que é a nossa, na qualidade de pobres seres humanos que todos somos.

Vejo as imagens lindíssimas de Teresópolis, de Nova Friburgo, de Petrópolis...
Penso nos meus amigos do Brasil.

Penso no grande Brasil de sempre: da Literatura, da Música superior, da canção bela, melodiosa, da Poesia, da Alegria…
O Rio vai voltar a ser o Rio!


A Música vai ajudar!
http://www.youtube.com/watch?v=q0RjFhymjho


http://www.youtube.com/watch?v=I7SGgf5vaNc

http://www.youtube.com/watch?v=-BfurnJGtfk
http://www.youtube.com/watch?v=XswzObX0kk4

http://www.youtube.com/watch?v=rp9nAZcJK6M


Força, Brasil! Saravá, como diria Vinicius...
Força Dilma!
O Brasil vai renascer das águas!

Hoje "ofereceram-me" este poema, em troca de umas imagens...
Sei que essa amiga ficará contente por eu o oferecer aos meus amigos do Brasil:

"Dá rosas, rosas, a quem sonha rosas!
Ou não dês nada, que sonhar é tudo.
As flores naturais e preciosas
São as que eu sonho, transtornado e mudo.
Dá rosas, rosas, só em pensamento,
A quem não tem no mundo mais jardim

Que aquele que há entre o desejo e o intento
E onde haja as rosas que me dás a mim."

Fernando Pessoa, In Poesia 1931-1935 s/d, Assírio & Alvim


http://www.youtube.com/watch?v=2lx4fNdxeaM

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/entenda+as+causas+da+tragedia+no+rio/n1237948569874
.html

5 comentários:

  1. Bela homenagem. Gosto de todos os músicos aqui retratados. O meu desejo é que a Natureza volte a apaziguar-se e perdoe aos homens que já choraram por isso.

    Fico feliz com a partilha, obrigada. :)
    Um momento bonito!

    ResponderEliminar
  2. A Natureza sempre foi imprevisível,mas agora as coisas são ainda piores, e como temos notícias e imagens do que passa em todo o mundo, ainda não nos repusémos de uma tragédia,já está outra aí. É um horror!
    Eu vivo numa casa e perto do mar, e às vezes tenho medo,sinceramente. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. No futebol, quando Portugal não está lá, eu digo: FORÇA, BRASIL!
    Na musica, quando me emociono com todos essas maravilhosos artistas, eu digo: FORÇA, BRASIL!
    Quando me dizem que o Brasil tem uma economia capaz de se transformar numa potência, eu digo: FORÇA, BRASIL!
    Quando elegeram um presidente do povo, um homem feito de suor e lágrimas, eu disse: FORÇA, BRASIL!
    Hoje, o Brasil está de luto. Está a sofrer. Mas vai levantar-se porque nós acreditamos no País Irmão. Nós precisamos do País Irmão!
    FORÇA, BRASIL!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo apoio! O Brasil merece! Tem razão, Manuel Cardoso, ele é grande e nós precisamos dele, da música dele, da força dele...

    ResponderEliminar
  5. Vai daqui uma “forcinha” para o Brasil, que é um grande país e não só pelos quilómetros quadrados.
    Sabe que também eu me fartei de chorar com o “Quando o Mar Galgou a Terra”, na TV da minha infância/adolescência?
    O filme, de Henrique Campos, é a adaptação duma peça de Armando Côrtes-Rodrigues (natural de Vila Franca do Campo, ilha de S. Miguel) e foi rodado nos Açores. Nele participaram, por exemplo, Maria Vilar, Curado Ribeiro e Paulo Renato.
    Beijinho

    ResponderEliminar