domingo, 30 de janeiro de 2011

Tadd Dameron & Miles Davis Quintet in Paris 1949, no blog "Borboletas de Jade"

bela imagem de abertura do blog "borboletas de jade"

Miles Davis e a sua trompete...
Tadd e o seu piano (foto retirada do blog acima indicado)

Mary Lou Williams canta: http://www.youtube.com/watch?v=F3NBLwdQd6U


MILES DAVIS & TADD DAMERON

mais uma borboleta, não de jade, azul, no blog Trepadeira

Miles Davis e o famoso "Festival Internacional de Jazz em Paris", em 1949, no blog “Borboletas de Jade”

“Durante toda sua carreira profissional, duradoura de 50 anos, Miles Davis tocou seu trompete em um lírico introspectivo e estilo melódico muitas vezes empregando um silenciar de fazer o seu som mais pessoal e intimista.

Mas se sua abordagem ao seu instrumento foi constante, sua abordagem ao jazz foi protéica.

Para analisar sua carreira é preciso analisar a história do jazz a partir de meados dos '40 para o início dos anos 90, uma vez que ele estava na espessura de quase todas as inovações e desenvolvimento estilísticos da música em si esse período.

De facto, levou muitas vezes ao caminho nessas mudanças, tanto com suas próprias performances e gravações ou por sidemen e colaborador nas forjas das novas direções.

Pode-se dizer que até mesmo o jazz parou de evoluir quando Davis não estava lá para lhe empurrar para a frente dizem alguns, e com mérito.

E isso tem origem tanto familiar como no levante de uma nova direção.
Davis era o segundo de três irmãos -Dorathy, Miles e Vernon- filhos de um cirurgião dentista, o Dr. Miles Dewey Davis Jr. -a quem Miles não quis copiar na profissão- e da professora Cleota Mae (Henry) Davis, uma modesta mãe que ajudava no orçamento da família administrando aulas de música pra quem pudesse pagar.

Miles nasceu em Alton - Illinois mas cresceu no leste de St. Louis em uma família de classe média negra onde foi tomando interessado na música durante sua infância até a idade de 12 anos quando começou a ter aulas trompete.
Embora ainda no ensino médio, ele começou a tocar para obter empregos em bares locais e, aos 16 anos, foi tocar em shows fora da cidade nos fins de semana.

Esse registo histórico é um daqueles álbuns do começo da carreira do grande músico em sua asserção nas trilhas do jazz.
foto tirada do mesmo blog: Tadd, Gillespie, Mary Lou

É o esplêndido "With Tadd Dameron in Paris Festival International de Jazz" de 1949 pelo selo CBS/ Columbia que revela um Miles ainda encadinhado nas notas do trompete, mostrando que Davis era tão capaz de tocar hard como construir bebop na linha de vanguarda como a maioria de seus contemporâneos.
Gravado ao vivos nos dias 08 e 15 de maio de 1949, e retirado de um emissora de rádio francesa, apresenta enormes desafios e os resultados limitados pela dinâmica de freqüência e transmissão AM no original, bem como a má colocação de microfone e acústica.

Em 2008 o eng. Andrew Rose restaurou e “re-masterizou” esse trabalho dando uma performance melhorada”.
Outros videos relacionados:

Miles Davis Quintet, 1953

Miles Davis

Tadd & Coltrane
Tadd & Coltrane

Tadd & Fast Navarro

5 comentários:

  1. O grande Miles Davis! Também gosto;o)
    Obrigada pela visita ao meu cantinho!
    "cil-de-mer" é um anagrama do meu nome, que é Cremilde;o)
    E achei esse anagrama interessante e engraçado porque me considero como uma coisa insignificante nascida à beira mar (um pequeno cilio do mar = un petit cil de mer!) que a tempestade da vida levou longe de sua terra natal!
    Sou uma Nazarena "déracinée", um cilio arrancado ao mar/á vista da Nazaré!

    ***
    Feliz semana****

    ResponderEliminar
  2. Como foi parar a França? (pergunta parva...)Há tantos cildemer espalhados pelos 4 cantos do mundo, não é?
    Conheço mal a Nazaré, mas sei que é muito bonita!
    Vou muito à Ericeira.Mesma costa, mesma água, mesmo mar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Saudações minha amiga além mares e oceano.Meu coração se alegra toda vez que sua presença é anunciada a frente do vento, a frente do torrão natal de nossos países bem como o gosto musical que tanto nos aproxima neste mundo cheio de inovações e cri atividades. Mr. Miles é uma lenda e um mito deixado no jazz como referencia básica para muitos músicos e admiradores de arte secular que traduz uma linguagem universal improvisada. Meus sinceros agradecimentos pelo carinho e por dividir esse momento mágico. Fica na paz.
    Mr. Butterfly

    ResponderEliminar
  4. Não tem nada a agradecer! É um prazer ir dar uma "olhadela" no seu blog, há sempre uma coisa vista com um "novo" olhar. Aprendi muito sobre jazz ali!
    Fica na paz amigo Mr.Butterfly, um poeta do lado de lá do oceano!

    ResponderEliminar
  5. Meu pai obteu um contracto de trabalho em Fevereiro 1973 para ir trabalhar numa metalurgia em Pompey, no leste da França e veio buscar a mulher e os dois filhos no mês de agosto do mesmo ano, tinha eu 13 anos.

    Já passei uns dias acampada em Ericeira no verão de 2001 et também gostei muito!

    ResponderEliminar