sábado, 26 de março de 2011

ENCONTRO: FRANK SINATRA E TOM JOBIM


http://www.youtube.com/watch?v=K1bVpbu8bXQ

http://www.youtube.com/watch?v=SQ9Uudu17o0

http://www.youtube.com/watch?v=6VCNIWmxaps

“Um dia em que tomava chope com amigos no mesmo bar celebrizado por Garota de Ipanema, Tom Jobim recebeu o mais surpreendente telefonema de sua vida.

Do outro lado da linha, ninguém menos que Frank Sinatra "The Voice” que queria gravar um disco só com músicas de Tom que topou na hora. Foi uma conversa curta:

- Quero fazer um disco com você e saber se você gosta da idéia - perguntou Sinatra ao telefone.

- É uma honra - respondeu Tom.

O cantor sugeriu que Tom tocasse violão. Apesar de não gostar da idéia Tom aceitou.
Mas também fez um pedido de colocar um baterista brasileiro por nome de "Dom Um Romão" que foi prontamente aceito pelo cantor, depois de comentar:

- Não tenho tempo para aprender canções novas e detesto ensaiar. Vamos ficar com as mais conhecidas, os clássicos.

Quando se recuperou da surpresa, Tom lembrou-se da esnobada que um editor nova-iorquino lhe dera três anos antes envolvendo indiretamente a figura de Sinatra.

Em 1963, Tom procurou um agente em Nova York e reclamou com ele da má qualidade das versões americanas de suas músicas.

- Como é que o Frank Sinatra vai gravar minhas músicas com essas letras?, ponderou Tom.

"E quem é que disse que o Frank Sinatra vai gravar suas músicas", replicou o agente com um debochado sorriso nos lábios.

Em janeiro de 1967, hospedou-se no Sunset Marquis de Los Angeles para dar início ao trabalho, afinal adiado porque Sinatra refugiara-se em Barbados para esquecer mais uma desavença conjugal com Mia Farrow.

Tom Jobim repassou todos os arranjos com Ogerman, compositor, arranjador e regente alemão, compôs mais duas músicas (“Wave” e “Triste”) e quase morreu de tédio.

Enquanto esperava um sinal de Sinatra, Tom escreveu várias cartas a Vinícius.

Numa delas autodefiniu-se como "um infeliz paralisado num quarto de hotel, esperando o chamado para a gravação, naquela astenia física que precede os grandes acontecimentos, vendo televisão sem parar e cheio de barrigose".

E assinava: "Astênio Claustro Fobim".

As gravações começaram às 20h do dia 30, no Studio One da Warner Western Sound em Sunset Strip.

Por precaução, Sinatra gravou primeiro duas das três canções americanas incluídas no repertório, “Baubles, Bangles and Beads” e “I Concentrate on You”, com as quais só não tinha intimidade em ritmo de Bossa Nova.

A primeira de Tom que ele encarou foi “Dindi”, seguida de “Change Partners”.

A última faixa da noite foi “Inútil Paisagem”. Apesar do natural nervosismo do brasileiro a sessão transcorreu num clima de extrema afabilidade. Nas duas noites seguintes não seria diferente.

A crítica americana elegeu o encontro de Sinatra e Jobim o "álbum do ano".

Nas vendas perdeu apenas para “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles.

Um segundo disco com os dois seria gravado dois anos depois, em 1969 com o título de “Sinatra & Company”, com arranjos de Eumir Deodato.

Àquela altura, Tom e o cantor já haviam se tornado amigos.”

Agradeço ao meu amigo, Mr. Butterfly, esta "informação" toda...

Namastê!


2 comentários:

  1. Frank Sinatra (1915 - 1998) se encontrou com Tom Jobim (1927 - 1994) em estúdio em duas ocasiões. Em 1967, gravaram as dez faixas que compõem o álbum Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim e orquestra (conduzida por Claus Ogerman), editado naquele mesmo ano. Em 1969, outras dez gravações foram produzidas em sessões conturbadas que deveriam originar um segundo álbum - Sinatra Jobim. Só que este segundo disco acabou sendo abortado e das sessões de 1969, sete faixas foram aproveitadas mais tarde no álbum que veio a se chamar Sinatra & Company (1971). As outras três - The Song of the Sabia (Sabiá), Off-Key (Desafinado) e Bonita - foram rejeitadas já em 1969 pelo próprio Sinatra sobre pressão da gravadora. 40 anos depois, as 20 gravações resultantes dos dois trabalhos de Tom com Sinatra são reunidas na inédita compilação Sinatra Jobim - The Complete Reprise Recordings. Lançada nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2010 pela gravadora Concord Music, que remasterizou os 20 registros feitos na gravadora Reprise, a coletânea ganha edição brasileira - via Universal Music - no mês de julho de 2010.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito desta dupla que resultou magnificamente e a "Garota de Ipanema" é intemporal.
    Beijinho!

    ResponderEliminar