sexta-feira, 24 de junho de 2011

Morreu Peter Falk, o inspector Columbo! Mas não era só Columbo...







Lembram-se do inspector Columbo?


Hoje, li: "Morreu ontem o actor Peter Falk" (16 de Setembro de1927 – 21 de Julho de 2009)


Mais outra recordação dos velhos tempos que se vai. Divertia-me aquela figura de gabardine suja e sempre amachucada, o olhar desconfiado e ao mesmo tempo "matreiro", o cabelo despenteado. O inspector que, pelo seu aspecto, parecia inofensivo e quase ingénuo, mas que não deixava escapar um criminoso.

E aquela ideia de estar sempre a falar da mulher era fantástica!

Tive pena, muita pena.


Deixo a notícia de Le Monde online:



Actor e realizador, ficou célebre no mundo inteiro sobretudo por ter incarnado, sessenta-e-nove vezes, entre 1968 e 2003, Columbo, o polícia descontraído mas genial, falsamente ingénuo, se bem que um pouco trapalhão.

Peter Falk já tinha atrás de si uma longa carreira quando faz pela primeira vez de inspector Columbo, o tenente da polícia..."


Descontraído mas sempre genial, trapalhão de aspecto e falsamente ingénuo, acaba por nos prender. Era o contrário de um herói policial, ele e Humphrey Bogart nada tinham em comum a não ser a qualidade de bons actores...


"Entre 1961 e 62 foi seleccionado para os Oscars (actor não protagonista). Entrou em grandes filmes de Frank Capra, John Cassavetes e em "As Asas do Desejo" de Wim Wenders" .


Em baixo, Solveig Dommartin, "As Asas do Desejo", de Wim Wenders:


Peter Falk deve ter entrado em cerca de 60 filmes, entre eles Husbands, em 1970, e A Woman under the influence, em 1974, dos seis realizados pelo seu amigo John Cassavetes.

Com a grande Gena Rowlands, a actriz inesquecível de "Gloria".

Gostei muito do filme "As Asas do Desejo", de Wim Wenders (Asas sobre Berlim).
Recordo os dois "anjos" (um deles Bruno Ganz) e a trapezista (Solveig Dommartin) e Peter Falk, que ali já não tinha nada a ver com Columbo, não "era" Columbo...
Era apenas ele, Peter Falk, um grande actor!

2 comentários:

  1. "As Asas do Desejo" o filme do meu anjo!!
    Um filme que adoro ver!!
    ADORO!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. É estranho saber que se foi, ele fica naqueles padrões do tipo: o sujeito que nunca desaparece e quando aparece é porque o filme é bom.

    bjs - 7

    ResponderEliminar