terça-feira, 28 de junho de 2011

Recordar "Gilda" e Rita Hayworth... Ou vice-versa?

Viram com certeza o filme Gilda. Filme inesquecível (acho eu) sobretudo pela interpretação, a presença, a sedução da figura que Rita Hayworth representa: Gilda.


Não importa a história em si, era um filme "série noire", mas importa sim a interpretação dela que o transforma num filme fora do vulgar.


E o modo como canta, como se agita, como olha. Provocante e atraente. Mulher fatal cheia de fragilidades...
Sempre com a classe de uma lady!

O filme é de Charles Vidor (1946) e tem outros actores conhecidos no cast, como Glenn Ford, mas é Rita que se destaca e “brilha” ofuscando tudo e todos (opinião pessoal...).
Recordo um outro filme com ela, filme tremendo, “Chuva" (1953), de Curtis Bernhardt, tirado da novela de Somerset Maugham, “Miss Sadie Thopmson”.
Contracena com José Ferrer, um grande actor pouco falado, menos lembrado. (Era ele que fazia de Toulouse-Lautrec no filme "Moulin Rouge").



Os trópicos, a chuva, o calor, a impaciência.


Uma dançarina de night-club (uma ex-prostituta, no conto de Maugham e nos filmes anteriores de que este é mais um "remake") que “desvia” um reverendo...



Rita !

Quem era esta mulher, esta figura cheia de luz e de vida?


Nasce em Brooklyn, New York, em 17 de Outubro de 1918. Era filha do dançarino de flamenco Eduardo Cansino e chamava-se Margarita Cármen Cansino.

Era cigana. E tinha uma costela irlandesa.


O pai vem de Castilleja de la Cuesta e pertencia a uma família de dançarinos ciganos espanhóis.

O pai desejava que ela o seguisse e fosse dançarina, tal como o fora o avô, António Cansino, considerado um dos expoentes mais importantes de dança clássica espanhola de Madrid, onde dirigia uma Escola de Dança.


Tal como o era o tio, Angel Cansino, que dava aulas de dança em Carneggie Hall. Que ensinou actores como a famosa Jean Harlow ou James Cagney a dançar...
A mãe, Volga Hayworth, essa, queria que ela fosse actriz...

E Rita Hayworth que estuda dança desde os três anos de idade vai ser isso tudo.

5 comentários:

  1. Linda e talentosa.
    É interessante recordar estes pedacinhos de filmes que vi algumas vezes.

    Um beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Para mim há duas actrizes que são a sensualidade feita mulher, talvez pela forma de olhar ou de mover-se, não sei: são Rita Hayworth e Silvana Mangano. Curiosamente Rita nunca se sentiu amada pelos seus homens, e acabou como todos sabemos caindo no alcoolismo.
    Beijinhos, até amanhã.

    ResponderEliminar
  3. Querida Falcão, parece que de uns tempos pra cá tens encontrado, visto e revisto muitas ciganas. Opré - avante. Estamos sempre perto e que Sara te guarde na palma de sua mão.

    7 bjs

    ResponderEliminar
  4. Também gosto desta actriz. Vi alguns filmes notáveis.
    Beijinho grande!
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Vi que as minhas "actrizes" tocam as minhas amigas...Beijinho para todas!
    Amigas dos vurdóns: foi a pensar em vocês que decidi escrever isto... Não sabia que a Rita Hayworth era cigana, mas adorei!
    Adoro ciganas!!!!

    ResponderEliminar