segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tempos Difíceis? E sempre Charles Dickens: Vamos participar no DJO?

O bicentenário do autor de "Tempos Difíceis", Charles Dickens passa em Fevereiro do próximo ano.fotografia: London Stereoscopic Company/Getty Images/Hulton Archive


Além de escritor, Dickens foi jornalista, colaborou em, e dirigiu revistas literárias.






Existe um projecto online, o “Dickens Journals Online”, que pretende trazer à luz mais sobre esta sua faceta.



"Podem dar uma ajuda?”, perguntam, num artigo do jornal inglês The Guardian (Books).



Dar uma ajuda, como?



Não é preciso ter habilitações especiais para se um online editor: apenas uma boa ligação internética, tempo e paciência”.

Este é o apelo do Guardian que aqui vos deixo....
Porque, além do grande escritor que foi, do reformador social, do autor de uma série de romances e dramas que todos vimos na TV, ou lemos, em jovens, Dickens foi também o director das revistas semanais Household Words e All the Years Round.



Foi jornalista “investigativo” (repórter...) e foi redactor. Publicou nessas páginas folhetins de outros escritores como Wilkie Collins (seu grande amigo), Elizabeth Gaskell ou Edward Bulwer Lytton, e muitos outros, além dos próprios livros - "Um conto de duas cidades", "Grandes Esperanças" e Tempos Difíceis".

Cena de "Hard Times", em cena no Teatro Murray's Mills de Manchester

http://www.guardian.co.uk/stage/2011/jun/19/hard-times-review


No entanto, grande parte das cerca de 30.000 páginas desse jornalismo victoriano perderam-se.


"Dado que iniciámos, há cinco anos a publicação online, livre, aberta das obras do escritor o Dickens Journals Online (DJO), graças ao apoio e suporte financeiro de muitos, por que não publicar o resto (www.buckingham.ac.uk/djo/donate.)"

E o artigo continua a referir-se a esse trabalho de Dickens.


"Semana atrás de semana, de incansável trabalho, lutou e foi publicando. Seria bom reencontrar essas páginas perdidas".


Charles Dickens omeçou como repórter parlamentar (a matéria do Pickick’s Papers vem daí, muitos dos sketches cómicos foram "vistos" nesses tempos).



O facto de escrever ficção para o público de uma revista semanal permitiu-lhe ter sobrevido nos tempos modernos e ser tão conhecido hoje. O seu trabalho, muito visual, cheio de imagens, foi facilmente passado para a televisão e cinema.


Todos podemos colaborar...


Com paciência e tempo e um talvez pouco de inglês...

Podem encontrar o projecto DJO no Facebook...




Artigo de The Guardian:




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