sábado, 26 de novembro de 2011

As romancistas de sempre: Jane Austen morreu envenenada com arsénico?



Segundo refere o jornal inglês The Gardian, do dia 14 de Novembro, uma escritora policial britânica, Lindsay Ashford, veio defender a hipótese de Jane Austen ter morrido envenenada. 

Como causas da sua morte, já se falou da "doença de Addison" ou de "cancro de Hodgkin" ou mesmo de "lúpus".
Segundo esta escritora policial, os sintomas de que fala Austen nas suas cartas, quando se queixa, soam semelhantes aos sintomas de envenenamento com esta substância (apresentada e vendida como “Solução de Fowler",)que era fácil encontrar na época cono tratamento para certas doenças como por exemplo o reumatismo de que Jane sofria.

Todos recordamos bem quem é Jane Austen. Para os mais esquecidos deixo uma pequena biografia (in wikipedia)...


"Romancista britânica nascida em Steventon, Hampshire, Inglaterra, cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do quotidiano pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia subtil, dissimulada pela leveza da narrativa. 
Filha de um pastor anglicano, toda a sua vida transcorreu no seio de um pequeno grupo social, formado pela aristocracia rural inglesa. Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance, "Lady Susan", depois em 1797 "Pride and Prejudice" (1797)- a sua obra mais conhecida. 
Em 1809 Jane, a irmã Cassandra e a mãe transferem-se para uma pequena mas confortável casa cedida pelo próspero irmão Edward em Chawton, próximo a Winchester, no sul da Inglaterra.


Jane retoma a actividade literária e, em 1811, com 36 anos, publica "Razão e Sensibilidade", que vai ser um grande sucesso.

Vieram ainda outros grandes sucessos como "Mansfield Park" (1814) e "Emma" (1816). 


No início de 1817, Jane começa a escrever outro romance, "Sanditon", mas adoece entretanto, vitimada por uma complicação pulmonar, e volta à casa de  Winchester para se tratar.

Fica paralítica e morre em 18 de Julho de 1817, aos 41 anos de idade. Cassandra está ao seu lado.


Morreu em Winchester, um ano antes de serem publicadas as obras "Persuasão" e "A Abadia de Northanger".


Ora sobre a sua morte, Lindsay Ashford traz ideias novas. 


Segundo esta escritora, os sintomas de que fala Austen nas suas cartas, quando se queixa, são semelhantes aos sintomas de envenenamento com esta substância.


O arsénico era apresentado e vendido, nessa altura, com o nome de “Solução de Fowler",  e fácil de encontrar porque era usado como tratamento para certas doenças como por exemplo o reumatismo de que Jane sofria.

Lindsay Ashford, uma bem-sucedida escritora britânica de romances policiais, veio agora acrescentar à lista uma nova teoria, tão difícil de demonstrar como as anteriores, mas seguramente mais inquietante. Jane Austen, defende, teria morrido em consequência da ingestão prolongada de arsénico.


"Os passos que levaram Ashford a esta conclusão começaram, de forma bastante inocente, em 2008, quando o seu companheiro arranjou um emprego em Chawton House, uma bela mansão rural na região de Hampshire que pertenceu a um irmão de Jane Austen, Edward. 
Quando o pai de Jane morreu, a romancista, a sua irmã Cassandra e a mãe foram viver, em 1809, para um pequeno solar que Edward possuía no parque da sua propriedade. 
Foi justamente esta casa, hoje na posse de um descendente dos Austen, que Ashford alugou."


Parece que inicialmente a sua ideia era refugiar-se ali para escrever mais um dos seus livros policiais cuja heroína é Megan Rhys, uma psicóloga. 


Devo dizer que nunca li nada de Lindsay Ashford, mas que de facto toda esta história me despertou a curiosidade!


Imagens de dois filmes saídos sobre a vida de Jane Austen:
um, em 2007, do realizador inglês Julian Jarrod, com a actriz Anna Hataway;
outro, em 2008, filme da BBC.



5 comentários:

  1. MJ,
    Gostei muito desta postagem. Julgo que é a segunda vez que fala desta escritora e em ambas fá-lo de forma magistral.
    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito dos livros que li dela e não tinha ideia que tivesse morrido tão jovem ou que a causa possa ter sido esta (e uma perda para todos nós, também pelos livros que ainda poderia ter escrito).
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso dela! Tenho uma grande admiração pela escritora, pelo seu humor, pela capacidade de "criticar", pela inteligência a observar as relações, a situação da mulher. Tudo...
    Acho que até já falei mais. Há um site muito interessante sobre ela.
    beijinhos às 2 e bom domingo de sol!

    ResponderEliminar
  4. Espero bem que a Jane Austen não tenha sido envevenada.
    Também espero que passes um domingo estupendo, como estás?
    Eu vou tomar café com uma amiga, aqui são 4 horas (aí tres),está um dia estupendo, e é proibido não sentir-se positiva.
    Oxalá quando volte a casa me encontre com umas palavras tuas em que me digas que te sentes fantástica.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Razão e sensibilidade marcaram a minha vida. Para mim um clássico que sempre releio ou revejo.
    Como sempre é muito bom passar por aqui.
    Parabéns pela matéria.

    rromí

    ResponderEliminar