sábado, 17 de dezembro de 2011

Wim Wenders e "Lisboa Monogatari", como se deveria ter chamado o filme "Lisbon Story"( 1994 )


WIM WENDERS E LISBON STORY

Ernst Wilhelm “Wim” Wenders nasceu em Dusseldorf,em 14 de Agosto de 1945, e é uma das figuras mais importantes do cinema alemão.

Já aqui falei dele (Pina Bausch, O Amigo Americano, As Asas do Desejo) porque gosto dos filmes que faz.

Lisbon Story  vem na sequência de um outro filme também passado em Portugal (filmado entre Sintra,  a Praia das Maçãs e a Praia Grande). Chamava-se "O Estado das Coisas" (1982).

Em 1970, Wenders iniciara um ciclo de filmes falando da "viagem" - ou do viajante?-  (The Road Movie Trilogy) e com Lisbon Story pretende recordar e homenagear essa trilogia.

O autor pensou chamar-lhe Lisboa Monogatari, referência-homenagem decerto ao filme japonês “Tokyo Monogatari”, de Yasijuro Ozu,  e talvez a outros “monogatari” (contos/histórias), a começar pelo conto "clássico" de Murasaki Shikibu, "Gengji Monogatari", ou o "Ugetsu Monogatari" (Contos da Lua Vaga depois da Chuva), de Kenji Mizoguchi, uma das obras-primas do cinama mundial!

No filme dedicado a Lisboa, actores como Rudiger Vogler (fantástico na naturalidade e ironia!)- na figura de Philip Winter, o viajante e sonoplasta - e de Patrick Bauchau, o realizador “perdido”, Friedrich Munro (talvez inspirado pelo nome do grande  Friedrich Murnau...) interpretam personagens vivas.

As duas figuras vêm já do outro filme que referi - “O Estado das Coisas” (2)- onde um realizador (também chamado Friedrich Munro) anda girovagando à procura de um produtor desaparecido.

Aqui trata-se de sobreviventes de um acidente nuclear (remake de um filme de ficção científica  de Roger Corman, "O dia em que o Mundo acabou".

No "Estado das coisas" um realizador que veio filmar os "sobreviventes" da catástrofe, vagueia, à procura de alguém e perde-se... E não volta.

A troupe  aguarda o seu regresso, num Hotel abandonado, à beira-mar (o Hotel das Arribas, na Praia Grande, ainda pintado de branco e azul, mas no filme a preto e branco, claro...). Preocupada, assustada e aborrecida,  vai filosofando para passar o tempo e o medo...
 
Na Lisbon Story trata-se de  uma filmagem através de Lisboa, com imagens belíssimas dos tectos de Lisboa, do rio Tejo, de Alfama, dos eléctricos, das ruas da Baixa – que nos reconcilia com Lisboa.

Uma Lisboa pobre, sem dúvida, quase fora do tempo (tão longe da Europa!), mas com outras riquezas: o céu, o  Aqueduto, Alfama, os azulejos, a música e a voz (perfeita?) de Teresa Salgueiro. E a miudagem de Alfama que filma para ele, e que fazem um bom papel!

Nessa “peregrinação” cultural, passa a “asa” de Pessoa, encontramos Manoel de Oliveira e o grupo dos Madredeus.

(1)    Em meados dos anos 70, Wim Wenders realizou  três filmes ligados ao tema "estrada", ou a viagem (The Road Movie Trilogy) Alice in the Cities (1974), The Wrong Move (1975) e Kings of the road (1976). Nesses filmes, aparece pela primeira vez a personagem de Philip Winter, o viajante-observador-ouvinte- errante, que vai voltar na "Lisbon Story" (1994),  e, mais tarde ainda,  no filme "Faraway, so close!"

(2)    The State of things (1982). Neste filme, Wenders trabalhou com Jim Jarmusch que o "seguirá"  noutra “viagem” :  o filme Stranger than Paradise - a sua viagem, maravilhosa também, onde John Lurie tem um papel inesquecível...

3 comentários:

  1. Do Estado das coisas não tinha ouvido falar, do Lisbon Story já e até já tinha visto algumas coisas na internet. mas o filme completo não vi. É dos tais que não chegam a passar aqui. É pena.
    Contos da lua vaga depois da chuva,é outro de que já lhe ouvi falar e fiquei com vontade de ver. Pode ser que um dia os veja à venda.
    Um beijinho e bom bom Domingo.

    ResponderEliminar
  2. "Lisboa Monogatari" é algo que nao sabia. Interessante como sempre, isso teu post. Buona domenica e bye&besos.

    ResponderEliminar
  3. Interessante, tenho pena de nao ter mais tempo para aprofundar em google estes conhecimentos.
    Ai o tempo, as horas que passam tao depressa!
    Hoje faço 67, precisava um lifting urgente, a única soluçao é ignorar os espelhos enemigos...Feliz semana, beijinhos

    ResponderEliminar