quinta-feira, 8 de março de 2012

Chegou, por engano, a Primavera... E as flores? Talvez possam ensinar aos homens alguma coisa...

Flores à beira-mar... (MJF)
Flores de damasqueiro, "roubadas" no blog Culturas no Campo


A minha amiga Magui mandou-me uma poesia de ALBERTO CAEIRO...
flores roubadas no blog "ainda é de dia"

"Pobres das flores nos canteiros dos jardins regulares.
Parecem ter medo da polícia...
Mas tão boas que florescem do mesmo modo
E têm o mesmo sorriso antigo
Que tiveram para o primeiro olhar do primeiro homem
Que as viu aparecidas e lhes tocou levemente
Para ver se elas falavam...
flores vermelhas, no Alentejo (MJF)


Se às vezes digo que as flores sorriem
E se eu disser que os rios cantam,
Não é porque eu julgue que há sorrisos nas flores
E cantos no correr dos rios...
É porque assim faço mais sentir aos homens falsos
flores "marinhas" - à beira-mar (MJF)

A existência verdadeiramente real das flores e dos rios.
Porque escrevo para eles me lerem sacrifico-me às vezes
À sua estupidez de sentidos...
Não concordo comigo mas absolvo-me,
Porque só sou essa cousa séria, um intérprete da Natureza,
Porque há homens que não percebem a sua linguagem,
Por ela não ser linguagem nenhuma."
flores "marinhas" na Praia Grande 

11 comentários:

  1. Olá Falcão,
    Tenho uma prendinha aqui para o blogue no viajar, passe lá :)

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito.
    As fotografias são lindas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. As flores sorriem sempre, não é?
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  4. Tomara que possa. Esperamos que possa.

    bjs grands amiga

    ResponderEliminar
  5. Muitas vezes recorro a Caeiro para fazer as pazes (ou tentar) com o mundo...
    Beijinhos e saudades

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito das flores - sobretudo as da Primavera, que crescem nas árvores (antes de dar fruto) e nos campos (fora dos canteiros). E gostei dos poemas, claro. Bjs!

    ResponderEliminar
  7. Flores! São tão bonitas as flores! Sozinhas em ramos, aos molhos, em jardins, em jarras...
    Dão outro colorido à vida, fazem-nos sorrir e enchem-nos a alma e o olhar.
    MJ, uma flor para si!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. "Se soubesse que amanhã morria
    E a Primavera era depois de amanhã,
    Morreria contente porque ela era depois de amanhã.
    Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
    Gosto que tudo seja real e tudo esteja certo."
    ( Alberto Caeiro)

    Eu também.

    ResponderEliminar
  9. Não é linguagem nenhuma,mas encontro-me,muitas vezes,a falar com ela,para aprender.

    Um abraço,
    mário

    Post scriptum:

    Uns excessos de ocupação têm impedido comentários,mas não a passagem e leitura atentas.

    ResponderEliminar
  10. As flores, quer sejam "mimosas", "selvagens", nascidas na beira da estrada, ou em qualquer canteiro público, são um arco iris para a nossa alma, para alegrar o nosso dia.
    Beijinho meu belo falcão lunar

    ResponderEliminar
  11. Como seria a vida se:
    A Primavera não tivesse flores...
    A Tristeza não chorasse as suas dores...
    A Beleza fosse pintada sem cores...
    A Saudade não recordasse os seus amores...

    Obrigado pelas fotografias e pela delícia da poesia do AC

    Abraço

    Raul

    ResponderEliminar