quinta-feira, 15 de março de 2012

Hoje Roy Eldridge - "Rockin' Chair"

Roy David Eldridge (Janeiro 30, 1911 – Fevereiro 26, 1989), nicknamed "Little Jazz"... Hoje "aproveito" o que diz o blogue "Jazz+Bossas+Baratos" do amigo Érico San, que disto percebe... e tem sempre bom humor! Enjoy
Está a chegar o fim de semana! Coragem!
http://ericocordeiro.blogspot.com/2012/03/federacao-dos-baixinhos-invocados.html

Com Thelonious Monk, Howard Mc'Ghee e Teddy Hill, em  1947, (foto de Gottlieb)
H


“No tempo em que não existia o politicamente correto e era admissível chamar careca de “Pouca Telha” e baixinho de “Pintor de Rodapé”, os nanicos se rebelaram e criaram o FBI. Não, não, nada a ver com a polícia federal dos gringos. FBI era uma entidade de classe bastante famosa: a Federação dos Baixinhos Invocados. E o jazz, obviamente, não ficou imune à influência dos “Goleiros de Futebol de Botão”. Num estilo onde pontuaram baixinhos célebres, como Johnny Griffin, Roy Haynes e Michel Petrucciani, David Roy Eldridge tem lugar cativo entre os mais invocados do pedaço.Cacife pra isso ele tem de sobra. Afinal, não é para qualquer um ser apontado como o elo de ligação entre o jazz clássico de Louis Armstrong e o moderno de Dizzy Gillespie. Para que se tenha uma idéia da sua importância, durante uma excursão à Rússia, um jornalista perguntou ao produtor Norman Granz, fundador das gravadoras Verve e Pablo, qual o músico que melhor personificava o jazz. Presente à entrevista, o pianista Oscar Peterson sugeriu: “Art Tatum! Diga que foi Art Tatum”. Mas, o impassível Granz não titubeou e respondeu, na veia: “Roy Eldridge, para mim, é a personificação do jazz”.
Esse soberbo trompetista nasceu em Pittsburgh, estado da Pensilvânia, no dia 30 de janeiro de 1911. A família era bastante ligada à música, pois sua mãe, Blanche Oakes Eldridge, era pianista amadora e seu irmão mais velho, Joe, se tornara um respeitado saxofonista. O primeiro instrumento de Roy foi a bateria, que começou a tocar quando tinha apenas seis anos. Depois, se interessaria pela tuba até, finalmente, se fixar no trompete após assistir a uma apresentação do trompetista Rex Stewart".

Sem comentários:

Enviar um comentário