domingo, 25 de março de 2012

O pintor e o calendário


O pintor é o  britânico L. S. Lowry (Laurence Stephen Lowry) nasceu em 1 de Novembro 1887 e morreu em 23 de Fevereiro de 1976.

Lowry era filho do agente de vendas irlandês Robert Stephen e de Elizabeth Hobson, pianista e professora de piano, da classe média suburbana de Victoria Park, em Rusholme.

Nasce na Barrett Street em Stretford, no Lancashire - cujos campos que pinta em muitas das suas paisagens.



Nunca estudou em nenhuma Escola de Arte mas frequentou aulas nocturnas, durante muitos anos.

Sabe-se que, em 1905, estudou desenho na Manchester Academy of Fine Arts e no Salford Royal Technical College e que, em 1920, ainda frequentava essas aulas.

Viveu em Pendlebury e aí trabalhou cerca de 40 anos. Lowry é conhecido pelas suas pinturas de cenas dos distritos industriais ingleses da Inglaterra do Norte do início do século XX.



Pintou também paisagens desertas e sem gente. Pintava de modo muito pessoal paisagens urbanas e por vezes incluía nelas figuras humanas -"the matchstick men” - (os homens pauzinhos de fósforos?). 

Depois da sua morte foram encontradas as suas pinturas de “marionetes” até então secretas desconhecidas.


Descobri-o por acaso num calendário que encontrei em Guildford, na Livraria Waterstone's.

Era para o oferecer a alguém que afinal já tinha um calendário do Leonardo da Vinci em casa e mais três no escritório...

Guardei-o para mim:  lembrei-me que não tinha nenhum!
Gosto muito da pintura de S. L. Lowry!

É o meu calendário para 2012...

Cada mês descubro um quadro diferente... E cada dia me parece diferente também…

11 comentários:

  1. Não conhecia também. Algumas pinturas são difíceis mas a realidade também é.
    Obrigada MJ! :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descobri-o mesmo por acaso... Várias vezes fui à Livraria e ficava em frente do calendário, encantada, a olhar. UM dia não resisti!
      Bj

      Eliminar
  2. Muito bonito.
    Fez muito bem em guardar o calendário para si.
    Pois quem merece melhor presente que nós próprios? Ora pois!

    Linda a esperança que tem ali de lado, mas triste.Também é deste pintor?

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adorei este pintor, tão diferente a tudo, tanta beleza onde há tão pouca.
    Estive fora, e encontrei o teu blog cheio de coisas bonitas. Acho que não há um só verso de Pessoa que não tenha o dom de deslumbrar-me, mesmo que não esteja nada de acordo com o que diga.
    Fico à espera do teu comentário, quando fores ver saberás porquê....
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Também descobri a sua pintura num livrinho pequenino que encontrei numa livraria e guardei para mim :)

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia o pintor, mas já fui fazer pesquisa. fascina-me a forma como faz coisas bonitas de quotidianos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar