sábado, 25 de agosto de 2012

Um pintor francês: "Tobeen", poeta do cubismo...

Encontrei por acaso este pintor, no Facebook. Procurei-o na net e “descobri” que foi um cubista francês, um “poeta do cubismo”.

Nasceu em Bordéus a 20 de Julho de 1880 e morreu em Saint-Valery-sur-Somme em 14 de Março de 1938. Tobeen é o pseudónimo de Félix Elie Bonnet. 

Em Bordéus, cidade conservadora que o viu nascer, não havia Arte Moderna, nem impressionismo nem nada. Mas  havia uma pessoa, Georges Frizeau, que amava essa pintura e a tinha em casa. 

Assim, Tobeen conheceu as cores vivas dos quadros de Maurice de Vlaminck ou de Gauguin, ou Rouault,  ou do simbolista Odilon Redon. 
Vlaminck


Odilon Redon, Jeune fille
Odilon Redon, "A esfinge vermelha"


Ali conhece também escritores como André Gide, Claudel, Jacques Rivière, Alain-Fournier, Francis James -  alguns dos quais vai reencontrar mais tarde em Paris.

Georges Braque
Georges Braque, Marinha
Georges Braque, "Instrumento musical"

Jean Metzinger

Em Paris para onde se muda em 1910 e onde vai  conhecer Georges Braque e Picasso e, depois, em Puteaux, fará parte  do círculo do irmãos Duchamp e do chamado grupo cubista de La Section d'Or
De que fazem parte Gleizes ou Metzinger.

 ....

Albert Gleizses, "mulher a cavalo"

Passa uns anos no País Basco. 
Mas Tobeen depressa foge da cidade. Ele ama a natureza, a liberdade, o mar, os bosques e a vida livre e, assim, instala-se em Saint-Valery-sur-Somme, em 1920 - onde vai viver até à sua morte.

Tobeen, a nadadora

Os desenhos, os quadros e as gravuras em madeira revelam-nos o seu amor à vida e captam a poesia no humano.

“Um poeta do cubismo” - assim se intitulou a exposição monográfica, inspirando-se no título do livro da historiadora de Arte, a holandesa Rosella Huber-Spanier. 


cartaz da Exposição

A Exposição que lhe foi dedicada (duas restrospectivas), agora,  no Musée des Beaux-Arts de Bordéus  e, simultaneamente, no Museu Flehite, em Amersfoort, na Holanda. De 8 de Junho a 16 de Setembro deste ano.




Chega de palavras. Vejam como são maravilhosas as suas pinturas! 

Vale a pena ver os links sobre Tobeen (Félix Elie Tobeen) :

http://jardinephemere.blogspot.pt/2007/08/braque-em-3-dimenses_24.html

1 comentário:

  1. Muito lindo o post. Todas as pinturas são lindas, mas gostei muito da "Nadadora", do "Instrumento musical" de Georges Braque e do de Jean Metzinger. Não me importava nada de os ter aqui na minha sala!
    Pois...

    Um beijinho e boa noite

    ResponderEliminar