quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Bola "cúbica", chamada Brazuca…


Nunca tinha pensado como era feita uma bola de futebol! Sabia que eram pedaços de couro ligados -ou cosidos- uns aos outros. E mais nada...

Hoje que Portugal joga um jogo decisivo (!!!) fiquei a saber que uma bola de futebol tradicional tem 20 hexágonos e 12 pentágonos!

E mais, ainda: que a bola oficial do Mundial 2014, chamada “brazuca”, é uma composição matemática sofisticada: uma bola cúbica!


Dixit o matemático francês Etienne Ghys (matemático e director de investigação no CNRS da Ecole Normal Supérieur de Lyon), cujo artigo sobre o assunto li no jornal Le Monde.

E Ghys explica como foi, engenhosamente, construída esta brazuka


«A novidade é que se trata de um cubo! A bela ideia dos engenheiros brasileiros que a conceberam foi essa: podem-se fazer cubos suficientemente redondos, se as faces não forem demasiado quadradas! (…) Todos nós já fabricámos cubos de cartão, na escola primária. Cortam-se 6 quadrados que depois se re-colam de acordo com os lados certos. Agora desenhemos um “quadrado curvo” num plano cujos 4 topos formam o quadrado habitual – mas um quadrado cujos lados em vez de serem rectilíneos são curvas sinuosas que se unem no alto. Os engenheiros imaginaram, pois, quadrados curvos que lembram um trevo de quatro folhas, ou a hélice de um avião com quatro pás. (…)

O objecto que resultou é magnífico! É a “brazuca”, uma bola quase perfeitamente redonda que, no entanto, tem a estrutura de um “cubo” com as 6 faces “quadradas”.»



Etienne Ghys, Carte Blanche, Le Monde, 25 de Junho, Suplemento Sciences & Médecine.

2 comentários:

  1. Além do que ficou linda. Portugal está aqui hoje....na nossa cidade. Vamos torcer.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante!
    Estamos sempre a aprender!
    (Comprei "Ensaios Escolhidos" da Virgínia Woolf. É capaz de ser a tradução do livro de que falou. Não tenho a certeza...)

    Um beijinho grande :)

    ResponderEliminar