segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pino Daniele morreu... Ouvir a bela canção "Terra mia" ...


Giuseppe “Pino” Daniele grande cantautor italiano morreu no passado dia 4. Era um dos meus cantores preferidos desde que cheguei a Itália. 
o último adeus, na Piazza del Plebiscito, em Nápoles


E um a quem permaneci sempre fiel. Sempre recordo (e canto!) as suas canções, a sua música, a sua maneira de falar da sua terra, de Nápoles, o seu tom melancólico e saudoso, a sua voz diferente de todas as outras, reconhecível entre mil… 
Tudo isto era Pino Daniele! 
Nascido em 19 de Março de 1955, num bairro pobre do centro de Nápoles, numa família humilde (o pai trabalhava no porto de Nápoles), cantou a sua cidade, o mar, as dificuldades da vida, a pobreza, o abandono. Cantou os "blues" da sua terra. Apaixonado de blues e de jazz cantou com vários grandes jazzistas, entre eles Eric Clapton, seu amigo.
Morreu novo, com 59 anos, com um ataque de coração em na sua casa da Toscana, chegou já morto a Roma. Foi enterrado na sua terra, Nápoles, que tão bem cantou e tão bem nos soube ajudar a respeitá-la e amá-la...

Pino Daniele lembrado pelas ruas de Nápoles



 Na Piazza del Plebiscito, em Nápoles, foi o último adeus ao cantor. E houve quem escrevesse:
«Tu sei tutta nostra storia» ou: «Ciao Pinù, colonna sonora della mia vita». Adorei esta última frase: "Adeus, Pinù, foste a coluna sonora da minha vida"! Só mesmo um "napuletano" vero!

E, no final, ouve-se a praça inteira cantar, acompanhando-o a sua música num écran:  "Napul'è" e "Quando", duas canções das mais amadas...

http://youtu.be/f6zK8lKTovs

2 comentários: