segunda-feira, 20 de julho de 2015

O pianista e compositor Erik Alfred Leslie Satie...e os outros!


Erik Satie

Paul Signac, Honfleur - Port-en-Bessin


Erik Alfred Leslie Satie – Erik Satie- compositor e pianista francês (mãe escocesa e pai francês), nasceu em Honfleur em 17 de Maio de 1866 e morreu em Paris em 1 de Julho de 1925. A mãe morre muito cedo, tinha ele 7 anos. 
Honfleur 

O pai deixa a Normandia e leva os filhos para Paris (1878). Em grande parte é o seu tio de Erik, boémio, Adrien Satie, que o vai educando. Aprendera piano em Honfleur e aos 14 entra para o Conservatório de Paris.
Um músico que faz parte da vanguarda dos artistas de Paris no início do século XX e que foi também percursor de certos movimentos da Arte Moderna - como o minimalismo, a música repetitiva ou, ainda, o teatro do absurdo.
Muitos compositores jovens se sentiram atraídos pela sua modernidade e até pela boa disposição e humor de Satie. Teve influência sobre outros músicos clássicos do seu tempo, depois famosos, como Ravel ou Debussy. Também contribuiu para a criação da música ligeira, uma forma de pré-jazz, o ragtime. 
A sua passagem pelo Conservatório não foi famosa, os proefessores consideravam-no preguiçoso e medíocre…
Montmartre
Estúdio de Satie, em Montmartre, por Santiago Rusinol


Erik Satie, por Ramón Casas( 1891)

Em 1890, Satie vai viver para a Rue Corot, em Montmartre, e toca no Chat Noir e no Auberge du Clou, cabarets artísticos. Lugares de encontro dos intelectuais do tempo - escritores, pintores e músicos...

 Chat Noir 

Auberge du Clou, no século XIX

Auberge du Clou, hoje

Apresenta-se como “gymnopedista”. Conhece Debussy. Gymnopedia vem do nome dado ao antigo festival Grego, em honra de Apolo, em que jovens nus dançavam e tocavam flauta. Alphonse Allais, humorista, chama-lhe Esotérik Satie. 

Por essa altura faz-se membro do movimento da Rosicrucian e escreve muitas obras sob essa influência. Torna-se mais conhecido em 1911. Consideram-no então como o forerunner da música moderna. Poucos o apreciaram e muitos o denegriram dizendo que não tinha formação suficiente para compositor e pianista. 
Erik Satie, Le Chat Blanc
 Maurice Ravel (1925)

Claude Debussy, por Marcel André Baschet

Claude Debussy

Satie, caricatura de Jean Cocteau
Jean Cocteau, auto-retrato (1916)

Entre os admiradores conta Claude Debussy, Ravel e, igualmente, o grupo de compositores conhecido por "Les Six",  de que faz parte o escritor Jean Cocteau. Mas também Darius Milhaud e Francis Poulenc anunciadores da música moderna.
A sua música representa a primeira tentativa de “corte” com a música romântica francesa do século XIX. 
Groupe des Six (1921)

Erik Satie, desenho de Santiago Rusinol


2 comentários: