segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Peggy Lee canta "Why don't you do right"? Boa pergunta...

Peggy Lee, em 1941
Peggy Lee (que se chamava: Norma Deloris Egstrom) nasceu em Jamestown, no Colorado, no dia 26 de Maio de 1920 e morreu a 21 de Janeiro de 2002.  
O pai era um sueco-americano e a mãe  dinamarqueso-americana - de famílias imigrantes que chegaram nos finais do século XIX à América.

Cantora de jazz e blues americana e de pop music, compositora e actriz teve uma longa carreira durante umas 6 décadas. 
Começou por cantar na rádio e acabou como vocalista da Big Band de Benny Goodman. 
Peggy Lee e Benny Goodman

Interpretou a canção escrita por Joseph “Kansas Joe” McCoy, em 1936, que ficou famosa e que deixo em baixo: Why don’t you do right -que inicialmente se chamava  Weeds smoker dreams
Considerada uma cançaõ de "blues" para voz feminina (“woman’s blues song") uma das melhores interpretações é a que foi gravada por Peggy, em Julho de 1942, com a orquestra de Benny Goodman. 
Orquestra de Benny Goodman e Peggy Lee

Com Goodman e a sua Big Band, participa no filme de Frank Borzage, Stage Door Canteen, em que contracena a grande actriz Katherine Hepburn. 

Mulher sofisticada e elegante, Peggy Lee era uma personalidade multi-facetada: escreveu música para filmes, foi actriz, e gravou discos em que a sua poesia combinava bem com o jazz ou os blues ou a pop ou a art music. Foi apreciada por muitos cantores como Frank Sinatra, Louis Amstrong, Dean martin ou Ella Fitzgerald. Duke Ellington dizia: "Se eu sou o Duque, então ela é a rainha". Como actriz, foi citada para um Oscar no filme de Jack Webb de 1955 Pete Kelly's Blues. 
Quem não lembra a voz dela no filme "Johnny Guitar"?


3 comentários:

  1. Bonita canção, tinha uma bela voz. Há pouco tempo li algo sobre a sua vida, parece ser que bastante complicada, muito álcool, sedantes, sexo, medo à solidão, infância desgraçada, essas coisas à Marilyn Monroe, mas com uma extensa vida de êxitos musicais.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gosto da voz dela!
    Devia ser uma pessoa interessante.

    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de ouvir Peggy Lee, acho diferente e envolvente.
    Não conhecia a história da sua vida e gostei de saber.
    Obrigado pela partilha e um abraço do Brasil.

    ResponderEliminar