segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Lembrar a "noite dos cristais": 9-10 Novembro 1938

A chamada “noite dos cristais quebrados” ou apenas Noite dos Cristais foi, em 1938, a noite de 9 para 10 de Novembro. Noite de terror e de massacres : Era o prenúncio do que sucederia pouco tempo depois. 

Esse “pogrom” marcou, de facto, o início do Holocausto. Em toda a Alemanha e na Áustria, em todo o Reich, foi uma noite marcada pela destruição de lojas, empresas de comércios e residências de judeus, invadidas e queimadas. 
Os vidros das lojas e das casas foram quebrados (daí o nome de noite dos cristais), o mobiliário completamente destruído.  

Foi a noite em que as sinagogas foram atacadas, pessoas foram massacradas nas ruas e em casa, e todos  os símbolos judaicos destruídos. Mais de 1400 sinagogas queimadas. Morreram mais de 1500 pessoas durante esses dias. 

A seguir, cerca de 26.000 homens foram mandados para campos de concentração: Buchenwald, Dachau onde cerca de 2000 morreram devido a violências e maus tratos. 
Os que ficaram vivos, foram libertados mas com a condição de abandonarem a Alemanha. 

Suprema hipocrisia: os judeus não podiam sair da Alemanha porque as portas para outro mundo lhes eram vedadas desde a promulgação das "leis racistas" de 1935. 
 Auschwitz (1945)

Nessa noite, por Berlim e por todas as cidades e aldeias, havia vidros estilhaçados e mobílias escavacadas nas casas do judeus da Alemanha e da Áustria. 
judeu em Auschwitz (1945)

Era o início do Holocausto e o fim da esperança para os judeus alemães….

5 comentários:

  1. Não consigo, nem nunca conseguirei entender esta violência, maldade de pessoas, contra outras pessoas, como também existe agora em alguns países.

    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  2. Lembrar para não esquecer.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. ~~~
    ~ Eu cheguei a pensar
    que jamais a humanidade poderia permitir
    a atrocidade dum extermínio semelhante...

    ~ A hedionda segregação
    racial, cultural e religiosa continuam ferozes.

    ~~~ Beijinhos. ~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Bom apontamento para que nunca nos esqueçamos que a violência e o horror podem estar ao virar da esquina. Nos tempos conturbados que vivemos é bom que as lições e recordações da história devem estar sempre presentes nos caminhos que trilhamos.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
  5. Todas as guerras começam com a sua noite escura de vidros feitos pedaços e terminam numa história de atrocidades onde todos perdem, os que sofrem e os que fazem sofrer. Oxalá que alguma vez nunca mais seja possível que aconteça tanto horror.

    ResponderEliminar