terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Música, sempre! A cantora Peggy Lee, a Big Band de Benny Goodman e "Dream Street" Jasmine

Já terei falado de Peggy Lee? provavelmente sim, mas sempre que a ouço, sinto vontade de falar dela e, sobretudo, de a pôr a cantar! Tem uma voz sublime e é uma das primeiras cantoras de Jazz e de Blues branca.
Peggy Lee (Norma Deloris Egstrom) nasceu no dia 26 de Maio de 1920 e morreu a 21 de Janeiro de 2002.  O pai era sueco-americano e a mãe dinamarqueso-americana  - ambos imigrantes que chegaram à América, nos finais do século XIX.

Cantora de jazz e blues e de pop music, compositora e actriz teve uma longa carreira durante umas 6 décadas. É considerada uma “woman’s blues song (mulher cantora de “blues”). 
Começou por cantar na rádio e acabou na Big Band de Benny Goodman. 
Ainda muito jovem, interpreta a bela canção pop 'Why don’t you do right?', escrita por Joseph “Kansas Joe” McCoy, em 1936. 
Uma das suas melhores interpretações da canção, por Peggy, foi gravada em 27 de Julho de 1942, em New York,  com a Orquestra de Benny Goodman.


Orquestra de Benny Goodman e Peggy Lee

Exactamente no "set" do filme musical, ‘Stage Door Canteen” (com Katherine Hepburn), de Frank Borzage.


Mulher sofisticada, complexa e multifacetada, escreveu músicas para filmes, representou e gravou discos em que a sua poesia se misturava com a música de jazz, pop e art.

Trabalhou  com Harold Arlen, John Mercier e colaborou com vários compositores como Francis Lai ou Sonny Burke.


Apreciada por cantores como Sinatra, Louis Amstrong, Ella Fitzgerald e mesmo Duke Ellington que dizia dela: "Se eu sou o Duque, Peggy é a Rainha”.
Peggy Lee é citada como sendo a cantora do século XX que mais influenciou cantores como Paul McCartney, Bobby Darin, Madonna e outros.

Como actriz, foi indicada para um Oscar pelo seu papel no filme de Jack Webb, Pete Kelly’s Blues, um filme policial, em que representa uma vocalista imposta pelo gangster com que vivia.

Jack Webb


1 comentário: